quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dúvidas Sobre o Comportamento dos Seus Cães? Podem Tirar Aqui!



Boa tarde, amigos.

A partir de hoje estou disponibilizando esta nova página no nosso blog para quem quiser tirar dúvidas sobre os problemas de comportamento dos seus cães. Vocês podem fazê-lo no espaço para comentários dela.

Minha intenção é ajudar, principalmente, a pessoas que morem fora da cidade do Rio de Janeiro ou que não tenham recursos para adestrar seus cães, procurando melhorar a relação entre eles e, assim, tentar reduzir problemas que causem sofrimento a ambos e, inclusive, a chance de alguns donos abandonarem seus cães devido a eles (aproveitando para lembrar que o abandono de animais é crime previsto em lei). No entanto, estas dicas não substituem uma consulta comportamental, pois, apenas conhecendo pessoalmente a situação, o cão, o dono e a forma como ele e a família se relacionam com ele, posso orientar os donos da melhor forma.

Um abraço,

Reginaldo Ribeiro.

4 comentários:

  1. Olá. Meu nome é Eleonore, e adotei uma SRD que está agora com 9 meses. O único problema que tenho com ela são os vasos de planta na minha casa. Ela come as plantas, cavoca a terra, e ainda fica roendo os vasos que são de plástico. Achei primeiro que ela precisava de ossos pra roer, ou mais atenção. Comprei aqueles ossos de couro, e consegui passar mais tempo brincando/ dando atenção pra ela, mas não resolveu. Por enquanto desisti de alguns vasos e cerquei outros, mas gostaria de saber o que posso fazer. Ela é muito ativa, e quando viajo para a casa dos meus pais, ela convive com um beagle de 4 anos e lá ela também acaba com as plantas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Eleonore,

    Eu não sei quanto tempo você consegue dedicar à sua cadelinha e quanto tempo ela passa sozinha, mas uma das possíveis razões para ela ter este comportamento é por ficar muito tempo sozinha e brincar com suas plantas para se ocupar.

    Uma outra possível causa para ele é a falta de atividade. Todo cão precisa gastar energia com atividades saudáveis, como brincadeiras e passeios. Você tem tempo para brincar e passear com ela?

    Outra coisa que pode estar acontecendo é ela mexer nas suas plantas para lhe imitar; os cães aprendem muito por observação e costumam imitar os comportamentos dos donos. Assim, uma coisa que você deve fazer é evitar mexer nas plantas na frente dela. Outra coisa que você pode fazer é atirar algum objeto que faça algum barulho, próximo a ela, para lhe dar um susto, quando ela for mexer nas suas plantas, sem que ela lhe veja atirando-o, para que ela também não o faça na sua ausência.

    Coloque em prática essas sugestões, sempre se lembrando que, quando queremos que o cão perca algum comportamento indesejado, devemos oferecer uma opção a ele, para que ele troque este comportamento por outro que não faça mal a ele e nem cause prejuízos aos donos. No seu caso, oferecer outras opções para sua cadelinha se ocupar e gastar energia.

    Um abraço,

    Reginaldo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Reginaldo, tudo bem?

    Tenho um Dashund de 1 ano e 1 mes. Passei 8 meses com ele em casa pois estava desempregada porém arrumei um emprego aonde saio mto cedo de casa e chego por volta de 9 a 10 da noite. Ele passou a comer a quina da parede e está arrebentando meu sofá. Estou desesperada porque não sei mais o que fazer e já estou procurando alguém pra da-lo. Ele ja me deu vários prejuízos em casa, sempre quando não estou. Não tenho muito tempo pra sair com ele mas procuro não deixa-lo preso, o deixo solto pelo apto e tranco as portas. Me ajuda porque não quero da-lo mas ao mesmo tempo não tenho dinheiro pra comprar tudo o que ele destroi.
    Obs: ele tem varios brinquedos como ossos, cordinhas, bolinhas etc mas ele não brinca com nada disso só destroi.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Jaqueline.

    Esta página destina-se aos donos de cães que queiram tirar dúvidas mais simples; no seu caso é necessário se fazer um trabalho com você e seu cão. Você pode fazer contato comigo pelos telefones 3472-4091, 99851-8007 e 99766-7999.

    Atenciosamente,

    Reginaldo.

    ResponderExcluir